Thursday, September 23, 2010

Conhecendo o mundo Maia



Entao decidimos ir conhecer a Guatemala... Primeira coisa que chama a atencao é fruto de quao pouco a gente sabe sobre a America Central, que é exatamente quao completamente diferente sao os Países entre eles. Guatemala tem ares de cidade mais movimentada, mais antiga, falam diferente, a comida é diferente (comida Guatelmateca é deliciosa!), e é uma cidade mais perigosa também, sem dúvida. Também pudera, o Pais viveu uma guerra civil de 1960 até 1996. A desigualdade social é muito grande e bem visivel.
Bom, saindo da cidade decidimos enfrentar uma viagem de quase 20h, ida e volta, até Tikal, cidade Maia. É muito impressionante as construcoes, o sistema de irrigacao e astrologia, principalmente pela época. Estamos falando de piramides de no máximo anos 750, sendo algumas de antes de cristo.
A cidade foi abandonada pelos maias, suspeita-se que por falta de agua e aparecimento de doencas.
Mas a pergunta que nao quer calar, e em 2012, acaba ou nao acaba o mundo afinal? O que acontece é que o calendário maia tem muitas eras, ciclos que acabam para que outros comecem. Em 2012 o que passa é exatamente isso, nada mais. Entao sem essa de gastar toda grana em viagens e festas como se nao houvesse amanha (ooops, tarde de mais pra mim). Acredita-se que próprios guias comecaram a aumentar a historia de fim de mundo para se tornarem mais interessantes e a historia foi crescendo crescendo até que virou um filme de Hollywood, que é pra certificar a ladainha ;)


No comments:

Post a Comment